top of page

PNEUS

      CALIBRAGEM

 

Quando estão descalibrados, a dirigibilidade do veículo fica prejudicada e vários outros problemas podem surgir disso, portanto verifique a pressão dos pneus a cada 15 dias e sempre antes de qualquer viagem.
Pneus murchos podem também gerar derrapagens, instabilidade em pista molhada e estouro.
É importante manter o step sempre calibrado também, mas, neste caso, deixe-o com um pouco mais de pressão do que os pneus em uso, já que ele costuma perder ar com o tempo. Verifique a pressão adequada para seus pneus (normalmente estão indicadas na tampa onde se coloca o combustível).

      RODAS
 

Buracos e guias são os seus maiores inimigos. Elas amassam e entortam em choques mais fortes e só uma troca resolve o problema. Rodas em bom estado e pneus com especificação correta, devidamente calibrados, evitam desgastes, melhoram a segurança e economizam combustível. Para cada tipo de veículo, existem rodas com medidas adequadas para não prejudicar seu desempenho. Portanto, não é só a beleza que conta na hora de escolher rodas que não sejam originais de fábrica para seu carro.

      RODÍZIO
 

O rodízio dos pneus também é uma indicação que deve ser seguida, pois sua função é equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme aos pneus. A indicação é fazer a cada cinco mil km. Muitas pessoas optam por fazer a troca em x, mas é aconselhável colocar os dois pneus que estavam na frente para trás e vice-versa.
Outro cuidado é se os pneus de trás estiveram mais gastos que os da frente. Caso não possa trocá-los por novos, que então faça a inversão, coloque as duplas de pneus que estão mais gastos na frente e os que estão menos gastos atrás. O mesmo é indicado se comprado dois pneus novos, coloque-os na traseira, deixando os velhos na dianteira. Isso é indicado porque se entende que da parte da frente do veículo o motorista consegue ter mais domínio do que da parte traseira.

 

OS PNEUS SÃO RESPONSÁVEIS DIRETOS PELO CONTATO COM O SOLO, na verdade são os únicos componentes que tocam o asfalto, claro, isso não é nenhuma novidade, mas este comentário serve para lembrar da enorme importancia que os pneus têm. 
Pneus ruins podem colocar por terra todo o esforço feito para melhorar outras áreas do carro, por outro lado, bons pneus podem realçar tudo de bom que um carro tem, mas isto nem sempre significa que um bom pneu é o que tiver melhor aderência, isso depende do carro e do tipo de condução, ou seja, depende do carro e do motorista.
Seguem algumas dicas para obter uma boa duração de quilometragem dos pneus.

bottom of page